Dúvidas Frequentes

  • Quais os cuidados devo ter com meu taco?

 

- Sempre mantenha seu taco em sua capa ou estojo quando não estiver usando.

- Nunca deixe seu taco encostado na parede, é certo que irá entortar.

- Não deixe seu taco próximo a fontes de calor, luz do sol ou dentro do carro durante um dia quente, mudanças de temperatura são prejudiciais.

- Se durante a partida seu taco ficar grudento, use um pano ou flanela limpa, nunca use bombril, lixa ou qualquer tipo de coisa abrasiva, aos poucos isso vai destruir a madeira do taco.

- Se você notar que seu taco não está mais tão liso, então use um pano levemente molhado, quase seco em toda a extensão do taco, imediatamente seque com um pano limpo, vai ficar como novo.

- Uma boa maneira de manter e selar a madeira do taco é usar óleo de linhaça (cru) a cada 3 ou 6 meses (dependendo de quanto você joga), passe uma boa quantidade no taco e deixe secando a noite, no outro dia tire um excesso com um pano.

- Se o seu taco de emenda estiver fazendo um barulho estranho ao dar a tacada, então possivelmente a emenda esteja suja, limpe cuidadosamente com Bombril até ficar brilhante novamente, cuidado para não marcar a madeira.

 

  • Rolei meu taco na mesa e não está reto!?

 

Esta não é a melhor maneira de verificar se o taco está torto, as mesas dificilmente estão 100% niveladas e o corte dos tacos ingleses é ligeiramente não cônico. A maneira ideal de verificar é olhando pelo eixo do taco, fechando um olho e olhando da parte de trás até a ponta, rolando o taco levemente você deve conseguir enxergar qualquer irregularidade.

Pequenas diferenças são toleradas, não vai fazer diferença no seu jogo se o taco estiver ligeiramente torto, é normal a madeira se deformar um pouco dependendo da temperatura do ambiente, umidade, etc. É claro que se a diferença for grande o taco deverá ser dispensado.


  • Porque um taco inglês?

 

Os ingleses inventaram o esporte, que começou em 1874, desde então se iniciou a fabricação dos tacos da Inglaterra. Fora essa tradição toda, todos os melhores jogadores do mundo usam tacos ingleses ou estilo inglês. Não por acaso, seu formato, materiais empregados, distribuição de peso, etc.. tudo contribui para um melhor resultado na partida.

 

  • Más o preço é maior que os tacos nacionais, vale a pena?

 

Um taco se bem conservado dura uma vida inteira, divida o valor do taco pelos anos que você pretende jogar que vai notar que o valor é muito baixo.

 

  • Porquê tanta diferença de preço entre os modelos?

 

Você recebe aquilo pelo que você paga, não há como escapar disto.

O preço do taco é proporcional ao material e cuidado empregados na fabricação, isto não que você não possa jogar bem com um taco barato, o equipamento é apenas parte do jogo.

Existem também tacos que são realmente obras de arte, feitos a mão, com madeiras raras de várias partes do mundo, o estilo e o tempo empregados pelo artesão na confecção do taco tem seu preço.

 

  • Qual a diferença entre as madeiras ASH e MAPLE?

 

Ash é a madeira mais tradicional quando se fala em tacos ingleses, ela é mais porosa que o Maple, que é mais densa. Os desenhos formados pela madeira ash podem distrair alguns jogadores na hora da tacada, para estes existe o Maple, que quase não formam desenhos. Quanto a jogabilidade elas são similares, fica a escolha do jogador.

 

  • Qual o comprimento ideal para meu taco?

 

Normalmente os tacos variam entre 1,45 e 1,48m de comprimento, esses valores servem para a grande maioria das pessoas. Para pessoas com estatura muito alta ou baixa, os tacos podem variar de 1,52 até 1,40m.

 

  • Qual o peso ideal do taco?

 

Depende da preferência pessoal. Tacos muito leves facilitam as tacadas mais delicadas, e os mais pesados permitem tacadas sem usar muito a força do braço, somente com o peso do próprio taco, aumentado a precisão.

Os tacos ingleses são medidos em onças (oz), variando de 17oz até 21oz (482g a 600g).

 

  • Qual o melhor bitola para a ponta?

 

Pontas finas facilitam os efeitos na bola branca, no entanto fica mais fácil errar a tacada. Já com uma ponta mais grossa é mais fácil atingir o centro da bola branca, diminuindo a chance de erro. Normalmente para a sinuca se usa pontas desde 9.0mm até 11.0mm, sendo que a preferência é para valores entre 9.5 e 10mm.

 

  • Tacos inteiros são melhores dos que com emenda?

 

Tacos com emenda funcionam tão bem como tacos inteiros, e são bem mais fáceis de transportar. No entanto alguns preferem os inteiros por não ter que ficar dando manutenção na rosca da emenda, ou por achar que eles tem uma melhor resposta na tacada. A emenda sendo de boa qualidade, fica a critério do jogador.

 

  • As emendas à vácuo são melhores que as de rosca convencionais?

 

Não é verdade ambas as emendas sendo de boa qualidade cumprem seu papel, não existe diferença. Existem as de rosca-rápida, que são usadas principalmente nos prolongadores, que permitem a rápida colocação e retirada destes acessórios.

 

  • A madeira do cabo faz alguma diferença?

 

A madeira do cabo (punho) é feita em uma madeira mais densa que a ponta, normalmente ébano ou rosewood, isto tem o objetivo de balancear melhor o taco.

Não existe diferença alguma para o jogo a madeira do cabo, alguns tacos tem cabo ricamente desenhado combinando diversas madeiras, tem função decorativa apenas.

 

  • Prolongadores, eu preciso disso?

 

Sim, o ideal é ter pelo menos o prolongador pequeno. Apesar de existirem jogadores que nunca usam o prolongador, preferem se esticar ou usar o fancho, o ideal é colocar o prolongador e dar a tacada com mais conforto. Alguns tacos ingleses permitem ainda que seja usado o prolongador telescópico, que permite alongar o taco em até 90cm, muito importante para quem joga na mesa grande de snooker 12 pés, a tendência é que cada vez mais se jogue nessa mesa no Brasil.